PFF1 ou PFF2? Veja a diferença e saiba qual escolher

Compartilhar

PFF1, PFF2 e PFF3 são os nomes dados a um tipo específico de respirador ou máscara – um importante EPI utilizado para proteger as vias aéreas do trabalhador. A utilização do equipamento é fundamental e já já você vai entender o porquê.

A utilização dos respiradores é implementada para a proteção das vias respiratórias. Assim, essa máscara garante a segurança do usuário contra poeiras, névoas, fumos, vapores orgânicos e entre outros contaminantes presentes nos ambientes. 

A maior dificuldade na hora de escolher os equipamentos para a proteção respiratória é identificar qual a máscara correta. Mas além disso, você precisará entender também o que são os PFF1, PFF2 e PFF3 e quando utilizar cada um deles.  

Para começar, entenda que os principais tipos de respiradores, são: 

  • Respirador Facial;
  • Respirador ¼ Facial;
  • Respirador Semi Facial;
  • Respirador Sem Manutenção.

 

As máscaras PFF1, PFF2 e PFF3 fazem parte do quarto item acima, o Respirador Sem Manutenção! E é isso que veremos neste artigo. 

O respirador sem manutenção pode ser PFF1, PFF2 e PFF3 e é um EPI descartável, ou seja, de uso único. 

Muito importante salientar que os Respiradores Sem Manutenção não são aquelas Máscaras Cirúrgicas utilizadas em hospitais! Aquele modelo muito utilizado por membros da área da saúde não é considerado um EPI, bem diferente dos modelos que vemos neste artigo. 

 

A diferença entre as máscaras PFF1, PFF2 e PFF3

 

A função dos filtros é reter as névoas, poeiras e fumos presentes no ambiente. Para a escolha do filtro, irá depender da concentração do contaminante. Veja qual a diferença e como estão classificados os PFF1, PFF2 e PFF3.

  • PFF1 / P1: Poeiras e/ou Névoas (aerossóis mecanicamente gerados). Utilizar se a concentração for menos que 10 vezes o limite de tolerância. Eficiência mínima de 80% e penetração máxima de 20%.
  • PFF2 / P2: Fumos (aerossóis termicamente gerados) e/ou de toxidez desconhecida. Você pode utilizar desde que a concentração não seja maior que 10 vezes o limite de tolerância. Eficiência mínima de 94% e penetração máxima de 6%.
  • PFF3 / P3: Particulados altamente tóxicos (LT < 0,05 mg/m³) e/ou de toxidez desconhecida. Se o ambiente estiver até 10 vezes o limite de tolerância do contaminante. Eficiência mínima de 99,7% e penetração máxima de 0,03%.

PFF: significa Peça Facial Filtrante, pois o próprio respirador é um meio filtrante.

lembre-se sempre de verificar os níveis de proteção da máscara antes mesmo da compra. Isso é fundamental para ter certeza de que o equipamento é o mais adequado para ser utilizado perante os riscos que você identificou. 

Onde adquirir os Filtros PFF1, PFF2 ou PFF3?

Para encontrar estes e também produtos de Limpeza Profissional ou Doméstica vá às melhores casas de produtos de limpeza e/ou EPI da sua cidade.

Ou se preferir comprar por um ótimo custo-benefício sem nem precisar sair de casa, conheça agora o site Casa Amazonas. – basta clicar aqui.

Temos os melhores produtos de limpeza por um preço super acessível.

 

 

Comentário no facebook

Produtos Recomendados

Curta Nossas Redes Sociais